Caridade do Piauí, Vive um Bom Momento na Agricultura Irrigada

Situada no semi-árido nordestino, nas proximidades de Picos e Araripina, Caridade vem se desenvolvendo significativamente na agricultura irrigada.

07/08/2013 - 13:49

Situada no semi-árido nordestino, nas proximidades de Picos e Araripina, Caridade vem se desenvolvendo significativamente na agricultura irrigada.

Estão plantados hoje cerca de 10 hectares de tomate de mesa, das variedades TY e IPA 06, sendo a primeira, mais produtiva e resistente ao vírus “Vira cabeça”, doença capaz de destruir 100% da população de plantas. Mas segundo os agricultores locais e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o município tem potencial para produzir mais de 20 hectares de tomates de boa qualidade. Isso significa uma produtividade média de 66.000 caixas dessa hortaliça.

Só para analisar a situação de hoje, cita-se o caso do Sr. Francivelton de Morais Reis, que gentilmente cedeu as fotos de sua lavoura para ilustrar a matéria. Ele que possui 1,50 há, vendeu mais de 200 caixas e faturou aproximadamente R$ 18.000,00, dinheiro suficiente para garantir o sustento e uma boa qualidade de vida para sua família. Sem contar com a geração de renda através de 8 diaristas que estão sendo remunerados com os lucros da cultura.

A produção abastece os mercados de Picos, São Luis e São Pedro no Maranhão.

O município recebe apoio através da Prefeitura Municipal, na pessoa do senhor Prefeito José Lopes Filho, Zezinho, que vem articulando e tem conseguido com que os produtores venham vendendo a produção excedente para o Programa Compra Direta. No mês de julho foram entregues gratuitamente para as famílias carentes mais de 300 caixas de tomate, frango, abóbora, milho verde, sequilho, frango caipira entre outros itens importante para alimentação das pessoas mais necessitadas do município, especialmente da Zona Rural.

“ Precisamos mostrar o que há de bom em nossa Terra. Aqui não só existe seca e pessoas com necessidade. Existe gente que trabalha, resiste às grandes dificuldades e pensa em crescer a cada dia. Digo a todos os meus amigos agricultores: contem com a nossa adnimistração para apóia-los no que for preciso para desenvolver ainda mais a agricultura, gerando assim mais empregos renda e melhoria qualidade de vida do nosso povo.”, palavras do Prefeito Zezinho Lopes.”

O prefeito citou ainda que vem enfrentando dificuldades devido à diminuição do repasse de recursos, mas mesmo assim se dispõe a ajudar os pequenos agricultores.

E pede auxilio do Governo do Estado e ação mais efetiva dos BANCOS DO NORDESTE E DO BRASIL para financiar também a atividade de horticultura.

FONTE: Portal MN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ver mais+

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar para o topo